O projeto "Chapéu Maluco" foi desenvolvido com a 4ª Série 01, nas aulas de Artes com a Professora Hildegard. Partindo da seguinte pergunta:
Menino/menina, o que você tem nessa cabeça?
Os alunos escreveram um texto individual, dizendo o que "tem nessa cabeça". E na cabeça de cada um tem coisas maravilhosas e fantásticas, aliás algumas fantasias bem que poderiam ser verdadeiras, como a de que nunca deveríamos deixar de ser crianças ou não deveriam (os adultos) "encher a cabeça da criança de bobagens" ou "... acho que vou ter saudades de ser criança um dia..." ou, ainda "a gente deveria ir para escola só o dia que tem vontade", entre outras preciosidades que culminaram num belo texto coletivo.
Dentro da cabeça idéias brilhantes
E sobre a cabeça um "chapéu maluco".
Após foi escrito o seguinte texto coletivo pela 4º Série:
Menino(a) o que você tem nessa cabeça?
Na nossa cabeça tem coisas lindas e importantes para o mundo e as pessoas.
Achamos que as pessoas (adultos) deveriam ouvir e dar mais atenção às crianças e pensar que "é outro tempo" e não o "seu tempo".
Na nossa cabeça, tem sugestões para melhorar o mundo. Por exemplo, basta de as pessoas serem egoístas. O problema é que alguns pensam que estão sozinhas no mundo e por isso podem mandar e fazer do seu jeito.
Uma coisa que não deveria acabar são os beijos e abraços e o colo de pai e de mãe.
Tem coisas que a gente sabe, mas às vezes, esquece, como por exemplo, não falar na sala de aula o tempo todo.
Por que será que quando a gente é adulto não pensa como uma criança? E às vezes os adultos querem que a gente pense como eles.
As vezes eu fico pensando: porque a gente começa a ser egoísta se é bom ter companhia para tudo?
Se um dia eu for presidente vou fazer uma lei que não é obrigado a ir para escola. Só os dias que as crianças quizerem.
Eu acho que algumas vezes os adultos falam coisas que a gente não quer escutar e também algumas coisas tolas que só daqui há muito tempo talvez a gente vai precisar.
Um dia ainda vamos ter saudades de ser criança.