Endereços:

Rua Vidal Ramos, nº 75, Centro. Corupá. CEP: 89.278-000.
Telefones: (47) 3276-9494 e 3276-9372.
E-mail: teresaramos@sed.sc.gov.br; professoresteresa@gmail.com

12 maio 2009

Experiencias nas aulas de Química - Osmose

Osmose

Realizou-se vários experimentos para mostrar o significado desta propriedade coligativa.

Primeira experiência:

PEPINO

Colocou-se um pepino dentro de um béquer contendo salmoura e após alguns dias verificou-se que ele ficou murcho, devido o pepino perder água para a salmoura. Isso se observa no cotidiano ao temperar saladas como: tomate, alface, nabos...


Segunda experiência:

OVO

Para mostrar que é possível a passagem de um solvente (água, neste caso) através de uma membrana semipermeável, foi dissolvido a casca de alguns ovos em vinagre (ácido - H+).

Reação de dissolução da casca do ovo:

2H+(aq) + CaCO3(s) CO2(g) + H2O(l) + Ca+2(aq)

Em seguida, colocou-os dentro de um recipiente contendo apenas água e em outro recipiente contendo salmoura (água com bastante sal).

Verificou-se após alguns dias, que o ovo que estava no recipiente com água aumentou de tamanho enquanto que o ovo que estava na salmoura diminuiu de tamanho.

No caso do ovo inchado com água, em contato com a solução de sal, a água saiu do interior do ovo porque a concentração de solutos no ovo era menor do que na solução. O contrário ocorreu com o ovo que murchou.


Terceira experiência:

AMEIXAS SECAS E UVAS PASSAS

Colocou-se algumas ameixas secas e uvas passas dentro de um béquer contendo apenas água. Após alguns dias, verificou-se que elas aumentaram de tamanho, ou seja, incharam.


Todos esses experimentos mostraram a ocorrência da osmose, ou seja, passagem de um solvente do meio mais concentrado para o meio menos concentrado através de uma membrana semipermeável.




3 comentários:

brasil bolivia disse...

ESSAS EXPERIÊNCIAS SAO MUITO LEGAIS, ESTÃO AJUDANDO MUITO OS MEUS ALUNOS.OBRIGADA PELA CONTRIBUIÇÃO, ABRAÇO.

Unknown disse...

as experiençias sao muito legais e estão me ajudando muito

Anônimo disse...

Oi eu gostaria de uma experiencia pro meu trabalho de fisica, o tema é sobre "Demontração do efeito tampão de comprimidos enferverscentes com extrato de repolho roxo e osmose."
Gostaria muito de receber informações claras de como fazer mais ou menos essa experiência! muito obrigada!