Endereços:

Rua Vidal Ramos, nº 75, Centro. Corupá. CEP: 89.278-000.
Telefones: (47) 3276-9494 e 3276-9372.
E-mail: teresaramos@sed.sc.gov.br; professoresteresa@gmail.com

História da Escola


A escola foi fundada em 19 de maio de 1940, com o nome de grupo escolar Teresa Ramos. O nome é uma homenagem à mãe do então Interventor Federal Dr. Nereu ramos, presente no ato inaugural com demais autoridades. Nereu Ramos foi eleito governador, em 1935, sendo nomeado Interventor em 1937,permanecendo neste cargo até 1945.


Teresa Fiuza Ramos é a patrona benemérita da escola. Nasceu na cidade de Faxinal, São Paulo. Casou-se em Lages com Dr. Vidal Ramos e desta união nasceram 14 filhos. Dedicou-se pela educação do estado. O terreno do colégio catarinense de Florianópolis foi doado por Teresa Ramos, pois no local existia uma chácara de sua propriedade. Faleceu no dia 22 de fevereiro de 1924.


Na década de trinta um grupo de pessoas do distrito de Hansa Humboldt, município de Jaraguá do Sul, concluiu que a prioridade do momento era um educandário de 1ª a 4ª série, que atendesse todas as crianças em idade escolar da Vila Hansa.


Os associados da sociedade Esport Club “ Die Altein”, (time de futebol), num gesto altruísta doaram seus bens patrimoniais ao Estado de Santa Catarina. Era um campo de futebol situado na rua Oswaldo Cruz (hoje rua Vidal Ramos, nº 75). O terreno com área de 7.040 m² para construir um grupo escolar.


O empenho de autoridades locais como Carlos Tozini, intendente distrital, professores e pais colaboraram para a sanção da lei nº 213, pelo Interventor Federal Dr. Nereu Ramos, autorizando a construção do grupo escolar.

A obra concluída tinha quatro salas de aula, portaria, gabinete de diretor, gabinete odontológico, cooperativa, sala para museu e dois sanitários para professores. No galpão, que servia de abrigo para os alunos havia sanitários de ambos os lados (masculino e feminino). Na parte superior, um gabinete de educação física e no lado oposto a cozinha.


A primeira pintura do prédio era padrão da época: janelas e portas verdes, paredes externas amarelas e internamente todas as dependências de branco. O primeiro diretor e professor da escola foi Edmundo Santos. Em 1941, oficializou-se o curso primário complementar, com duração de três anos, correspondendo a atual 5ª a 8ª serie.


O curso normal regional “João do Prado Faria”, funcionando anexo ao mesmo grupo, com a 1ª e 3ª series, foi criado em 1949. Este curso visava a formação de regentes de ensino primário. Os formandos da 1ª turma em 1952 tiveram como paraninfo, o então prefeito de Jaraguá do sul, Artur Müller.


Em 21 de setembro de 1957, dia da arvore, foi plantada uma figueira (fícus), no centro do pátio, pelos alunos do clube agrícola “Alberto Torres”, orientados pelo professor Waldemar Schultz, cuja muda foi adquirida do Sr. Leopoldo Seidel. Esta arvore transformou-se no emblema da escola (símbolo), que expressa força, grandeza e desenvolvimento.


Em 1964 o curso normal regional João do Prado Faria foi extinto em substituição ao ginásio normal João do Prado Faria, criado pela lei nº 4.441, também anexo ao mesmo grupo escolar. A colação de grau da primeira turma ocorreu em 1967.

A nomenclatura Escola Básica Teresa Ramos foi criada pelo decreto SEE (secretaria do estado) de 8 de fevereiro de 1971,nº 10.362. A mudança na nomenclatura deu-se em virtude da inclusão de todo o ciclo básico até a 8ª série.

Em 18 de abril de 1979, pelo decreto nº 7.405, parecer 45, criou-se na escola, o 2º grau, com a habilitação em contabilidade, passando a denominar-se Colégio Estadual Teresa Ramos. A primeira matrícula no ano somou 157 alunos, mas apenas 48 alunos concluíram o curso em 1981.


A escola já ofereceu diversos cursos de 2º grau: técnico em contabilidade, técnico em agropecuária, magistério e curso integrado (antigo cientifico). No decorrer destes 70 anos, passaram pela escola Teresa Ramos 15 Diretores Gerais e centenas de professores que colaboraram para o desenvolvimento da comunidade corupaense. Foram feitas várias reformas, ampliações e construções. Atualmente a escola possui 15 salas de aula e outras dependências.

Desde 2000 com a nova LDB, a nomenclatura da escola passou para Escola de Educação Básica Teresa Ramos.

Em 2002, iniciaram as obras de construção do ginásio de esportes com quadra coberta. A área construída de 1009 m² teve custo de R$ 495.881,59 e foi inaugurada em 8 de abril de 2006.