Endereços:

Rua Vidal Ramos, nº 75, Centro. Corupá. CEP: 89.278-000.
Telefones: (47) 3276-9494 e 3276-9372.
E-mail: teresaramos@sed.sc.gov.br; professoresteresa@gmail.com

19 maio 2009

Aniversário da escola Teresa Ramos

Hoje, 19 de maio de 2009,a escola está completando 69 anos de criação. A escola foi inaugurada em 19 de maio de 1940, com o nome de Grupo Escolar Teresa Ramos, homenagem prestada a Sra. Teresa Ramos, mãe do Interventor Federal da época, Dr. Nereu Ramos. Período este em que a humanidade viveu um dos momentos mais tensos, mais delicados e tristes da história: a 2ª Guerra Mundial. Neste mesmo ano da inauguração do Grupo Escolar Teresa Ramos, os nazistas, liderados por Hitler, ocuparam quase toda a Europa. A Itália entrou na guerra ao lado da Alemanha, constituindo-se o Eixo "Roma-Berlim". Era o ano do terror europeu, com a grande expansão da guerra; que mais tarde se tornaria mundial: de um lado as potências do Eixo, contra as potências Aliadas.
No Brasil, a situação de insegurança não era diferente. Em 1937 foi instalado o "Estado Novo", o governo ditatorial de Getúlio Vargas, em que os partidos políticos foram extintos e as eleições democráticas suspensas. Os Estados brasileiros perderam sua autonomia política e os governos estaduais foram entregues a interventores da confiança do Presidente Vargas. Em Santa Catarina, o governo foi entregue para Nereu Ramos, filho de Teresa Ramos.
Por ocasião da inauguração do grupo, em 1940, o interventor federal Dr. Nereu Ramos, acompanhado por várias autoridades estaduais foi saudado com muita euforia pelos moradores da então Vila Hansa Humboldt.
O compositor T. Margarida escreveu a letra do hino da escola e Raimundo Bridon compôs a música.
Em 1951 foi criado o Curso Normal Regional “João do Prado Faria”, visando especificamente a Formação de Regentes de Ensino Primário.
Implantou-se em 1963 o “Ginásio Normal”, curso que substituiu o extinto “Curso Normal Regional”.
Em 08 de fevereiro de 1971, foi criada a “Escola Básica Teresa Ramos”. Durante todo esse período, o antigo “Grupo Escolar” foi sofreu transformações no seu aspecto físico; sendo ampliado segundo as necessidades, respeitando os padrões e arquitetura de cada período.
Em 18 de abril de 1979, teve início o 2º Grau, com a habilitação em “Técnico em Contabilidade”, mudando a nomenclatura da escola para “Colégio Estadual Teresa Ramos”.
Em nível de 2º Grau, hoje ensino médio, a escola ofereceu: Técnico em Agropecuária, Magistério, Curso Integrado (antigo científico).
A partir de 2000, em respeito à LDB, a escola sofreu a mais recente mudança na nomenclatura, passando a se chamar Escola de Educação Básica Teresa Ramos.
Atualmente a escola possui os seguintes níveis de educação: ensino fundamental (séries iniciais de 5ª a 9º. Ano) e Ensino Médio.
contamos com cerca de 980 alunos.
Nossa escola deseja a todos parabens e que ajudem a unidade escolar sempre a crescer e fazer o melhor possivel, para que possamos aprender cada vez mais!.

4 comentários:

SALTO JARAGUÁ DO SUL disse...

Parabéns à Escola Teresa Ramos, com certeza vocês fizeram e fazem a grande diferença para essa comunidade. Continue assim, sempre atuante. Um abraço...
Juraci/Orientadora do SALTO

NTE Jaraguá do Sul disse...

Parabéns pelos 69 anos completados dia 19 de maio de 2009. Parabéns pelo que a escola está desenvolvendo nesse município.
Curtam e festejam bem esse momento.
Muito sucesso nos próximos 69, 70,80,90,100...
Um abraço a todos...
Equipe do NTE

Blog da Dulcemery no Curso Educação disse...

Parabéns a Nossa Escola,nela estudei desde 5ª Ensino Fundamental até 2ªgrau do Ensino Médio.E hoje trabalho nela.Amo meu trabalho e minha escola.

Unknown disse...

eu gosto de vir pra escola pq eu sou estudioso mas as vezes também faso coisas erradas mas sei q por dentro sou uma boa pessoa por isso escrevo para dizer Escola de educação básica Teresa Ramos eu amo você