Endereços:

Rua Vidal Ramos, nº 75, Centro. Corupá. CEP: 89.278-000.
Telefones: (47) 3276-9494 e 3276-9372.
E-mail: teresaramos@sed.sc.gov.br; professoresteresa@gmail.com

02 outubro 2014

Concurso Soletrando da Uniasselvi - Etapa na escola


Na última terça-feira (30), a Escola de Educação Básica Teresa Ramos promoveu a fase escolar do Concurso de Soletração, direcionado para alunos do 3º ano do ensino médio. A vencedora foi a aluna Roslaine Marquardt (17), do 3º ano 05.
Roslaine estuda no período noturno e durante o dia cursa o Centro Weg. Segundo a professora de LPL Rosane Jankowski Ganske é uma aluna dedicada e com boas notas. Roslaine disse que gostou de participar. “O concurso é desafiador e nos desperta para procura de novas palavras e pesquisar o significado”.
No dia 8 de outubro (quarta-feira), acontece a etapa final, organizada anualmente pela Uniasselvi de Guaramirim, quando participam os semifinalistas das escolas públicas da região.
Roslaine tem um grande desafio, ganhar o concurso para manter o título em Corupá. Em 2013, a vencedora foi a estudante de Corupá, Denise Greffin Fernandes, do 3º 01 do ensino médio, da Escola Teresa Ramos. A premiação foi uma bolsa de estudo integral para um dos cursos de Graduação Presencial oferecidos pela Instituição. Denise está cursando Engenharia de Produção.
A escola recebeu um datashow, o diretor e o professor-coordenador do concurso receberam uma bolsa de estudo integral para um dos cursos da Pós-Graduação Uniasselvi na modalidade on-line.

Etapa Escolar
O concurso escolar foi organizado pela professora Fátima Turci, com auxílio da direção e professores de LPL da escola. Todos os alunos do período noturno assistiram os testes dos inscritos. Para o diretor Arci Müller, o momento proporcionou curiosidade e atenção. “A curiosidade é um dos elementos principais para a aprendizagem, pois desperta motivação. Parabenizamos a postura dos alunos, que se envolveram na atividade. Percebemos que acompanharam o processo e torceram pelo seu candidato. Depois em sala de aula, questionaram os professores, sobre as dúvidas que os concorrentes apresentaram durante o concurso e pediram explicações sobre a forma correta de escrever a palavra. O momento proporcionado foi de aprendizagem”, concluiu Müller.
As professoras Diana Seidel e Alexandra Benevenutti Zanghelini, eram as juízas, que avaliavam a soletração. O concurso teve a inscrição de 12 alunos, mas apenas nove alunos participaram. Durante uma hora, foram 19 rodadas e aproximadamente 40 palavras sorteadas por eles mesmos. Após o sorteio da palavra, o aluno a repetia, soletrava e a repetia novamente, indicando o término da soletração. Antes de soletrar, o participante podia perguntar o significado da palavra a aplicação em uma frase.
As últimas rodadas foram disputadas entre Gustavo de Oliveira Senna, do 3º 04, que errou a soletração da palavra "obsceno" e Roslaine Marquardt, do 3º 05, que venceu a disputa com a palavra "risoto".

Concurso de Soletração Uniasselvi
O público-alvo do Concurso de Soletração são todos os alunos das turmas de terceiros anos das escolas de Ensino Médio da rede pública da região. O concurso tem o objetivo promover a interação do jovem no espaço universitário e propiciar diferentes estratégias educacionais no processo ensino-aprendizagem. 






 

Nenhum comentário: