Endereços:

Rua Vidal Ramos, nº 75, Centro. Corupá. CEP: 89.278-000.
Telefones: (47) 3276-9494 e 3276-9372.
E-mail: teresaramos@sed.sc.gov.br; professoresteresa@gmail.com

16 outubro 2012

Concurso da semana da paz

A aluna Denise Fernandes do 2º 01, teve o texto escolhido para representar a nossa escola com a sua redação. Parabéns a aluna e a Professora Alexandra, de LPL.

Abaixo segue o texto da redação:



Aluna: Denise Greffin Fernandes
Série: 2º 01
Professora: Alexandra Zanghelini Benevenutti

O Fim da Intolerância Começa Por Você

De acordo com a própria ciência, o que nos diferencia dos demais animais é o fato de pensarmos. Concordo com isso, mas, às vezes questiono. É irônico, pois quando um indivíduo pratica alguma agressão, seja ela física ou moral, está deixando-se guiar por seus instintos de animal selvagem e não pela inteligência de um ser humano.
Uma vez que somos seres pensantes e que, portanto, temos a capacidade de compreender o significado da palavra diálogo e aplicá-lo nas situações que enfrentamos em nosso dia-a-dia, não existem motivos para agressões.
Entretanto, a violência é um problema mundial muito preocupante. As pessoas perderam completamente o respeito umas pelas outras. Todos os dias, mulheres, crianças, homossexuais e negros são espancados. Ou melhor, seres humanos, independente de estereótipos. Assassinatos ocorrem frequentemente por razões totalmente banais. A intolerância precisa ter fim! Mas como acabar com isso?
Primeiramente, faça a sua parte. Julgue as pessoas pelo que são e não pela classe social, cor, opção sexual, religião. A religião, inclusive, considero um fator essencial a ser discutido. Por um lado procura pregar o amor ao próximo, mas, por outro, defende ideias tão preconceituosas que acabam influenciando atitudes negativas. Muitas religiões, por exemplo, repudiam o relacionamento homossexual, colocando-o como se fosse algo que não vem de Deus, o ser superior que simboliza o amor incondicional. Isso não é válido para todos, porém, é preciso entender que muitas pessoas acabam utilizando-se dessas “justificativas” para cometer atrocidades. Precisamos deixar de ser hipócritas, sim, porque as falhas da religião devem-se as falhas do próprio ser humano. Por isso, é necessário aprendermos a respeitar as diferenças. Quando finalmente compreendermos que somos humanos acima de qualquer coisa, poderemos então viver em paz.

Nenhum comentário: