Endereços:

Rua Vidal Ramos, nº 75, Centro. Corupá. CEP: 89.278-000.
Telefones: (47) 3276-9494 e 3276-9372.
E-mail: teresaramos@sed.sc.gov.br; professoresteresa@gmail.com

03 setembro 2009

Folclore

Folclore - É um conjunto de lendas e mitos, que as pessoas passam de geração para geração. É dividida em lendas e mitos; sua origem é as festas populares que ocorrem pelos quatro cantos do país.

As Lendas – São estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e histórias com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicações a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.

Os Mitos – São narrativas que possuem um forte componente simbólico. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.

Boto (cor-de-rosa ou Boto Vermelho) – É o boto cachimbo, toninha ou franciscana e está colocado na categoria vulnerável, de água doce. Os botos são dos poucos únicos mamíferos dessa ordem vivendo em ambientes de água doce, sendo considerado por alguns zoologos como as espécies atuais mais primitivas de golfinhos.

Lobisomem – É um ser lendário com origem em tradições européias, um homem pode se transformar em lobo, ou em algo semelhante a um lobo, em noites que ele sente raiva só voltando a forma humana quando se acalma.
No Brasil a lenda varia de acordo com a região; uma diz que a sétima criança na sequência de filhos do mesmo sexo, tanar-se-á um lobisomem. Ele se transforma à meia noite de sexta-feira em uma encruzilhada (metade lobo, metade homem). Ao amanhecer ele procura a mesma encruzilhada para voltar a ser homem.

Boi de mamão – É uma expressiva manifestação folclórica, ocorre no estado de Santa Catarina principalmente na região litorânea.

Trabalhos realizados com os alunos das 6ª01, 7ª01, 7ª 02 e 8ª 02.

Professora Dulcemery

Nenhum comentário: